• 18 de janeiro de 2024
  • JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO
  • 2157

Animais silvestres são soltos na natureza pelo Ibama

Servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), de São Paulo (SP), devolveram à natureza 130 aves, sete répteis e um mamífero. Os animais foram soltos em fragmentos florestais e em uma Área de Soltura de Animais Silvestres (Asas) nos dias 10 e 11 de janeiro, no interior do estado.


Ao todo, entre dezembro e janeiro, o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Ibama) de Lorena (SP) devolveu ao meio ambiente 455 espécimes.


No grupo de pássaros havia periquitos, carcarás, gaviões, corujas, corujinhas, canários, tucanos, sabiás e curiós entre 25 espécies diferentes. Seis cascavéis (Crotalus durissus), um cágado-pescoço-de-cobra (Hydromedusa tectifera) e um gambá (Didelphis aurita) também ganharam liberdade.


“Os animais foram destinados a ambientes silvestres e Asas localizados na região do Vale do Paraíba (SP), ambos pertencentes ao bioma Mata Atlântica, floresta nativa das espécies”, explica a superintendente do Ibama em São Paulo, Perla Muller.
Ainda segundo Perla, 93 dos animais soltos foram capturados em apreensões de fiscalização e 45 entregues voluntariamente. O gambá chegou ao Cetas Lorena com escoriações.


Algumas aves, como o carcará (Caracara Plancus), a corujinha-do-mato (Megascops choliba), o andorinhão-do-temporal (Chaetura meridionalis), o tucano-toco (Ramphastos toco) e a tiriba-de-testa-vermelha (Pyrrhura frontalis), foram entregues ainda jovens ou filhotes. Nesses casos, receberam cuidados necessários até que alcançassem idade necessária e se tornassem capazes de sobreviver sozinhos em vida livre, na natureza.


Em dezembro de 2023, cinco operações do Cetas Lorena, entre os dias 4 e 26, concluíram a transferência de 132 animais aos Cestas de Seropédica (RJ), de Montes Claros (MG) e de Belo Horizonte (MG). Os demais 185 foram soltos na natureza, em Lorena e em Pindamonhangaba (SP).


As repatriações e solturas objetivam o retorno desses animais ao seu habitat, permitindo a manutenção em suas áreas de ocorrência e possibilitando que desempenhem suas importantes funções ecossistêmicas.


Empresas contempladas