Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Brasil discute grandes rios em fórum na China

10/29
11:31 2018

Equipe do MMA vai apresentar a experiência brasileira na gestão das bacias hidrográficas dos rios Amazonas e São Francisco.



Desde os primórdios, civilizações humanas formaram-se ao longo dos grandes rios. Com a crescente globalização, elas ganharam novo significado e valor único. Diante disso, emerge uma questão: como garantir o desenvolvimento dessas sociedades sem destruir a natureza?

 

Essa e outras questões serão debatidas por especialistas de todo o mundo no Fórum dos Grandes Rios 2018, que começa neste domingo (28) e segue até a terça-feira (30), em Wuhan, na China. A cidade fica na parte média do maior rio chinês, o Changjiang.

 

O Brasil será representado por integrantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A delegação brasileira é formada pelo secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior, e pelo diretor-substituto de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso a Água, Henrique Veiga.

 

A equipe vai apresentar as ações socioambientais promovidas pelo governo brasileiro nas bacias hidrográficas de dois dos mais importantes cursos d’água do país, os rios Amazonas e São Francisco. Discutirão, ainda, as políticas de gestão dos recursos hídricos no Brasil.

 

ORGANIZAÇÃO

 

O Fórum Grandes Rios 2018 é organizado conjuntamente pelo governo municipal de Wuhan e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio do seu escritório em Pequim. O evento terá lugar nas instalações do Museu da Civilização de Changjiang. Essa é a segunda edição. A primeira ocorreu em 2016, também em Wuhan.

 

A versão 2018 será focada em "Grandes Civilizações dos Rios – Desenvolvimento de Alta Qualidade para um Futuro Sustentável". Os debates vão girar em torno de três eixos: “Grande Civilização Fluvial: Preservar e deixar evoluir seu patrimônio natural e cultural”; “Museus da Água e Civilizações dos Grandes Rios - Patrimônio, Memória e Senso de Lugar”; e “Desenvolvimento urbano ao longo de grandes rios – reconectando a cidade com o rio”.

 

Durante o fórum, delegados e convidados vão debater assuntos ligados a temas como desenvolvimento sustentável e cultura e ecologia das bacias dos grandes rios de seus países, tendo como parâmetro o desenvolvimento das comunidades ribeirinhas e a prosperidade das cidades nessas áreas. Ao final, deverão aprovar uma nova versão da Declaração do Fórum dos Grandes Rios.

 

Conhecida como a "cidade do rio", Wuhan tem 11 milhões de habitantes e reúne mais de 80 faculdades, 700 instituições de pesquisa e 26 importantes laboratórios estaduais. Recebe, por ano, mais de 1,3 milhão de estudantes universitários de todo o mundo.

 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!
Iniciativa mostra como aproveitar alimentos Leia Mais!
Oficina: áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica Leia Mais!
MMA promove semana contra desperdício de alimentos Leia Mais!