Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Brasil e Portugal discutem gestão da costa

09/19
12:36 2018

Ministério do Meio Ambiente participa, a partir desta quarta-feira, no Rio Grande do Sul, de encontro da rede de pesquisadores dos dois países sobre sistemas costeiros.



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participa, a partir desta quarta-feira (19), na cidade de Rio Grande (RS), do VIII Encontro da Rede Brasil-Portugal de Investigações Costeiras (Rede Braspor). É a primeira vez que o ministério comparece ao evento.

 

A Rede Braspor reúne pesquisadores brasileiros e portugueses dedicados ao estudo dos sistemas costeiros, em especial dos fatores de risco, como as erosões, tendo como parâmetro soluções que contemplem o meio ambiente e o homem.

 

O encontro ocorre uma vez por ano desde 2011, alternadamente em Portugal e no Brasil, e visa estreitar as relações de colaboração no que diz respeito às pesquisas interdisciplinares das zonas costeiras dos dois lados do Atlântico.

 

Tem ainda o objetivo de discutir, de forma integrada, os riscos existentes nas zonas costeiras (riscos físicos, sociais, ecológicos, econômicos, geológicos, culturais, oceanográficos, de saúde pública e químicos) e as suas formas de mitigação.

 

Busca, também, estimular novas parcerias no âmbito da pesquisa e inovação entre Brasil e Portugal e a promoção do processo de internacionalização dos estudos sobre os sistemas costeiros.

 

O ministério é um dos apoiadores da oitava edição do encontro, que tem como tema “Saindo da Zona de Conforto: a Interdisciplinaridade das Zonas Costeiras”. Os trabalhos vão seguir até o sábado (22), no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec Sul), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

 

O coordenador-geral de Gerenciamento Costeiro do MMA, Regis Pinto de Lima, vai integrar a mesa de abertura. Ele participará, também, da mesa-redonda “Vulnerabilidade e riscos futuros na zona costeira brasileira e portuguesa”, que discutirá experiências nessa área nos dois países.

 

Lima fará apresentação do Programa Nacional para a Conservação da Linha de Costa (Procosta), do ministério e parceiros, que faz planejamento e gestão da zona costeira brasileira com caráter territorial. O programa foi lançado em março deste ano.

 

“A nossa presença no encontro é importante para trocarmos experiências e conhecimentos com os portugueses que têm uma expertise muito grande na prevenção e contenção de riscos na zona costeira. Nossa intenção é fortalecer essa cooperação técnica não só na área de pesquisa, mas também na gestão”, disse Regis Pinto Lima.

 



Serviço:

VIII Encontro da Rede Braspor – 2018 

Data: 19 a 22 de setembro

Local: Rio Grande (RS) - Cidec-Sul – Furg - Av. Itália km 8 s/n, Carreiros

Confira a programação do evento 



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

54% dos municípios têm plano de resíduos sólidos Leia Mais!
Anteprojeto sobre químicos em debate Leia Mais!
Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!