Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Prêmio A3P reconhece boas práticas na administração pública

08/24
11:55 2018

Doze instituições recebem premiação concedida a cada dois anos pelo Ministério do Meio Ambiente. Objetivo é incentivar sustentabilidade no país



As boas práticas de sustentabilidade na administração pública vencedoras do 7º Prêmio A3P, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), foram anunciadas nesta quinta-feira (23), em cerimônia no auditório da Imprensa Nacional, em Brasília-DF. A premiação, realizada a cada dois anos, reconhece ações de sustentabilidade desenvolvidas nos órgãos públicos, com projetos implementados. Nesta edição, mais de 70 projetos concorreram à premiação.



“Parabenizo cada uma das instituições aqui presentes pelas iniciativas de sustentabilidade, que estão servindo de exemplo para o país e para o mundo", destacou o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, na abertura da solenidade. O ministro também citou a redução das emissões de gases de efeito estufa pelo Brasil, anunciada recentemente. "O Brasil mantém seu protagonismo internacional. Esse compromisso com o meio ambiente deve ser internalizado por cada instituição, que assumirá seu papel no todo. A3P é isso”, disse Edson Duarte. Dados do MMA apontam a redução de 2,6 bilhões de toneladas de carbono entre 2016 e 2017, o que antecipa em três anos o cumprimento de sua meta para 2020 em relação à Amazônia e ao Cerrado.

 

Participaram do ato, além de representantes das 12 instituições finalistas, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Rejane Pieratti, o diretor de Planejamento da Agência Nacional de Águas (ANA), Marcelo Cruz, e o presidente da Imprensa Nacional, Pedro Antônio Athaíde.

 

PREMIADOS

 

O perito federal agrário do Incra em Cuiabá (MT), Sami Curi, responsável pelo projeto de implementação de tecnologias sociais e de educação em comunidades do Alto Pantanal, recebeu o primeiro prêmio Destaque da Rede A3P. O projeto está sendo implantado, desde 2008, em região fronteiriça com a Bolívia que sofre de falta de água crônica. “Conseguimos provar que o meio ambiente é um aliado, desde que você entenda as suas condições”, disse. Ele aliou nove projetos já existentes para recuperar a água no local - Lago de múltiplo uso, Plantando água e Coleta água de erosão de micro-bacias, além de Bio-fossa da Embrapa, com o projeto Cisternas nas Escolas, de educação ambiental, Vigilantes da água, inspirado em experiência americana, e Cuidando das nascentes. “É como se cada projeto resolvesse uma parte do problema, está tudo integrado”.



A prefeitura de Recife ganhou o primeiro lugar em Gestão de Resíduos Sólidos pelo projeto do Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da prefeitura. O diretor executivo de tecnologia na educação do Recife, Francisco Luis dos Santos, afirma que o projeto nasceu de uma necessidade de gestão dos resíduos de equipamentos eletrônicos obsoletos que estavam em desuso na rede de educação. 

 

“Já destinamos 4 mil computadores e 60 mil componentes. Uma parte foi para pesquisa em robótica, outra para trabalhos em artes, e os demais foram descartados por empresas especializadas”, explicou Francisco. “Os alunos de robóticas fizeram regadores automatizados para as hortas das escolas, com sensores de umidade, a partir das placas dos computadores”, contou.

 

Segundo ele, o evento de premiação da A3P foi interessante por ter possibilitado a troca com outros premiados, inclusive com o município de Afogados da Ingazeira, no sertão pernambucano. “Vamos sair daqui muito mais ricos na área de sustentabilidade do que chegamos”, afirmou.

 

FÓRUM A3P

 

A cerimônia do Prêmio A3P foi precedida pelo 10º Fórum da Agenda Ambiental na Administração Pública, que apresentou palestras e debate sobre o tema Água: Nem Sempre é Muita, Nem Sempre se Renova. O evento abordou o uso da água em duas frentes: na natureza, produzir e preservar; e o uso da água nos prédios públicos, o uso racional. 

 

O 10º Fórum teve por objetivo disseminar informações, promover o diálogo sobre a inserção da sustentabilidade na administração pública e reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e entidades do setor que contribuem para a inserção de critérios socioambientais nas atividades das instituições.

 

 

Resultado do Prêmio A3P

 

Categoria Destaque da Rede A3P

1º lugar: Implementação de Tecnologias Sociais e Educação Ambiental em Comunidades do Alto Pantanal Mato-grossense. Cuiabá - MT

2º lugar: Brigada Municipal Mista – PA Gleba Mercedes Benz I – Sinop, MT, do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso. Sinop - MT

3º lugar: Programa Sustentare, da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão de Porto Alegre. Porto Alegre - RS



Categoria Gestão de Resíduos Sólidos

1º lugar: Centro de Educação, Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife. Recife-PE

2º lugar: III Olimpíada Ambiental, da Prefeitura Municipal de Rio Claro. Rio Claro – SP

3º lugar: Gerenciamento de Resíduos Sólidos Na Universidade Estadual do Maranhão: projeto Nosso Papel. São Luís - MA

 

Categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais

1º lugar: Plano de Construção Sustentável (Ações de Construção Sustentável) – DATAPREV. Rio de Janeiro - RJ

2º lugar: Esporte Sustentável - Prefeitura Municipal de Afogados da Ingazeira. Afogados da Ingazeira – PE

3º lugar: Projeto de Recuperação e Educação Ambiental no Bosque do CFH da Universidade Federal de Santa Catarina - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis - SC



Categoria Inovação na Gestão Pública

1º lugar: Caminhos para energia limpa – Tribunal de Contas da União. Brasília - DF

2º lugar: Projeto de Sustentabilidade INTEGRAR – Qualidade de vida no ambiente de trabalho - Ministério Público do Estado do Maranhão. São Luís - MA

3º lugar: Campanha de doação de medicamentos do MPRJ – Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro - RJ



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!
Iniciativa mostra como aproveitar alimentos Leia Mais!
Oficina: áreas prioritárias para conservação da Mata Atlântica Leia Mais!
MMA promove semana contra desperdício de alimentos Leia Mais!