Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Ibama, Embrapa e universidades recuperam campos degradados do Pampa no RS

07/03
18:23 2018

O Ibama, a Embrapa Pecuária Sul, de Bagé (RS), e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Pampa (Unipampa) concluíram na primeira quinzena de junho Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) em terreno do Exército com 715 hectares em Rosário do Sul (RS). Monitorado desde 2015, o local apresenta ampla cobertura de solo sem processos erosivos, elevada presença de espécies nativas campestres e controle da principal espécie exótica invasora no bioma, o capim-anonni.



As técnicas usadas para recuperar a vegetação campestre foram o pousio, que consiste em deixar a terra em repouso por determinado período; o corte de vegetação com roçadeira mecânica, com o objetivo de oferecer mais espaço para competitividade e diversidade entre espécies herbáceas e campestres; o pastoreio controlado, que evita a carga excessiva de animais e acelera a regeneração natural da flora nativa; e o diferimento, que impede o pastoreio em épocas propícias à reprodução da vegetação.



O gado também foi usado para trazer sementes de áreas vizinhas preservadas e favorecer a propagação da cobertura vegetal nativa.



“A pecuária extensiva, com lotação controlada de animais, se mostra compatível com o uso sustentável do Pampa e pode funcionar como ferramenta de recuperação das áreas degradadas em ambientes campestres”, disse o chefe da Divisão Técnico-Ambiental do Ibama no Rio Grande do Sul, Rodrigo Dutra.



Compostos por cerca de 3 mil espécies de plantas, das quais 450 são gramíneas e 150 leguminosas, o bioma Pampa ocupava originalmente 63% do estado.



 


Fonte: Ibama

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

54% dos municípios têm plano de resíduos sólidos Leia Mais!
Anteprojeto sobre químicos em debate Leia Mais!
Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!