Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Ministério capacita gestores municipais

05/22
12:29 2018

Voltado para as regiões dos Abrolhos e da Costa dos Corais, curso do projeto Terramar busca integrar ações em UCs marinhas e costeiras.



Começa nesta terça-feira (22), em Maragogi, Alagoas, o Curso de Gestão Ambiental Municipal – TerraMar, promovido pelo Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais do Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Cooperação Técnica Alemã (GIZ). Cerca de 120 gestores municipais das regiões dos Abrolhos, na Bahia, e Costa dos Corais, em Alagoas e Pernambuco, participam dos três dias do Primeiro Encontro Presencial do evento.



O Projeto TerraMar atua na costa brasileira em uma das áreas mais sensíveis ambientalmente. O objetivo é assegurar uma gestão integrada das zonas marinha e costeira, voltada para a conservação e uso sustentável da biodiversidade. A formação dos gestores terá 80 horas a distância e 48 horas presenciais. A formação reforça o reconhecimento das unidades de conservação como territórios propícios à implementação de políticas públicas.



Para a diretora do Departamento de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a expectativa é capacitar os gestores municipais para atuar na gestão territorial integrando as ações no continente e no mar.  “O encontro promove o diálogo para que eles construam alternativas de integração”, afirma. Um dos objetivos é formar uma rede para que possam atuar de forma conjunta. O curso conta, também, com a parceria do Instituto Coral Vivo.



SANTUÁRIO



O Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral baiano, é uma espécie de santuário de reprodução de várias espécies de baleias que, durante o inverno no Hemisfério Sul, seguem as correntes marinhas buscando águas mais aquecidas e alimento. Foi criado em abril de 1983 e, por ser o primeiro, representou um marco para a conservação marinha no país. São mais de 91 mil hectares que ajudam a proteger a região com a maior biodiversidade marinha no Atlântico Sul.



Já a Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais é outro importante berço do ecossistema marinho brasileiro e uma das reservas de corais do planeta. É, também, uma das maiores unidades de conservação federais marinhas com seus mais de 400 mil hectares de área e cerca de 120 km de praias e mangues.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

COP-14: Brasil adere à Declaração para proteger habitats Leia Mais!
Conama limita emissão de poluentes para ônibus e caminhão Leia Mais!
Combate ao lixo no mar ganha força em evento internacional Leia Mais!
Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!