Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Parceria reforça combate ao desmatamento

05/17
12:06 2018

Ministro Edson Duarte e o governador do Pará, Simão Jatene, acertam detalhes da Mobilização Nacional contra o Desmatamento Ilegal.



Parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Estado do Pará reforça as ações para coibir o desmatamento ilegal na região. Em audiência na manhã desta quarta-feira, em Brasília (DF), entre o ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o governador Simão Jatene, foram discutidos os detalhes da iniciativa, que integra a Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal.



Lançada no dia 7, em Cuiabá (MT), pelo ministério, a iniciativa busca reduzir de forma contínua a perda de vegetação nativa por meio de ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, poderes judiciário e legislativo, setor privado e a sociedade civil organizada.



A mobilização se propõe a estender as medidas na área de fiscalização e avançar em ações de ordenamento territorial, regularização fundiária, assistência, fomento e valorização das atividades produtivas sustentáveis.



"Combater a ilegalidade não é apenas de interesse do governo federal, mas de toda a sociedade, incluindo o setor produtivo", afirmou Edson Duarte. Segundo o ministro, o MMA também está formatando uma agenda positiva voltada aos municípios da Amazônia que menos desmatam. "Vamos sair da ideia de um Estado punitivo e criar uma agenda positiva para essas cidades", explicou.



O governador Simão Jatene parabenizou o ministério pela iniciativa e garantiu a atuação do estado para o êxito da estratégia. "Podem contar conosco para fazer o que for preciso", assegurou. Ele falou sobre a estratégia ‘Pará 2030', em que, na linha da agenda de mesmo nome proposta pela Organização das Nações Unidas, o estado criou uma linha de atuação pautada em três fundamentos: econômico, social e ambiental.



Participaram da reunião a presidente e o diretor de fiscalização do Ibama, Suely Araújo e Luciano Evaristo, respectivamente, o diretor do Departamento de Florestas e Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Jair Schmitt, o diretor de Criação e Manejo do ICMBio, Paulo Carneiro, o procurador-geral do Estado do Pará, Ophir Cavalcante Jr., e o secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Thales Samuel Matos Belo.



PRIORIDADES

O diretor Jair Schmitt explica que a Mobilização Nacional está focada em quatro blocos de medidas prioritárias: Comunicação Social; Articulação Institucional; Estímulo Positivo; e Comando e Controle.



A estratégia reforça a ampliação da fiscalização nas áreas desmatadas e nas áreas com exploração florestal. Também envolve a integração dos dados do estado ao Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor). A previsão é que as ações tenham início imediato e sejam monitoradas semanalmente.



O apoio de órgãos estaduais para ações realizadas pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), gestor das unidades de conservação federais, também fazem parte da parceria.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

COP-14: Brasil adere à Declaração para proteger habitats Leia Mais!
Conama limita emissão de poluentes para ônibus e caminhão Leia Mais!
Combate ao lixo no mar ganha força em evento internacional Leia Mais!
Pará sedia seminário de educação ambiental Leia Mais!
MMA assina acordo para proteger Caatinga, Pampa e Pantanal Leia Mais!
Brasil apresenta avanços em convenção sobre biodiversidade Leia Mais!
PREMIAÇÃO PROJETO REVIVA O ÓLEO 2018 Leia Mais!
Menos desperdício, mais conscientização Leia Mais!
Por ações ligadas ao meio ambiente, Asia Shipping recebe Selo Verde Leia Mais!
Ibama desativa garimpos ilegais em dois parques nacionais no PA Leia Mais!
Fundo Amazônia atinge 1 bilhão em desembolsos Leia Mais!