Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Países discutem proteção na Antártica

05/15
12:34 2018

Reuniões do Comitê de Proteção Ambiental e do Tratado Antártico, realizadas nesta semana em Buenos Aires, debatem atividades na região.



O Ministério do Meio Ambiente participa da 21ª Reunião do Comitê de Proteção Ambiental (CEP XXI) e 41ª Reunião Consultiva do Tratado Antártico (XLI ATCM), realizadas em Buenos Aires, Argentina, até sexta-feira (18). As reuniões tratam da implementação do Protocolo de Proteção Ambiental do Tratado da Antártica, também conhecido como Protocolo de Madri.



O governo brasileiro é parte consultiva do Tratado da Antártica e signatário do Protocolo de Madri. O Ministério do Meio Ambiente é responsável pelo segmento ambiental do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e coordena o Grupo de Avaliação Ambiental do Programa, encarregado de avaliar o impacto das atividades brasileiras no ambiente antártico.



Acesse o programa Antártico-Brasileiro



O Brasil tem adaptado suas atividades às regulamentações do Protocolo de Madri. Uma atividade de destaque é o manejo ambiental na Estação Antártica Comandante Ferraz, que inclui tratamento de dejetos e retirada de todo o lixo produzido. O país apresentou ainda, em conjunto com a Polônia, a proposta que considera a Baía do Almirantado, onde se localiza a Estação, a primeira Área Antártica Especialmente Gerenciada (AAEG).



REUNIÕES



O Comitê de Proteção Ambiental normalmente se reúne uma vez por ano em conjunto com a ATCM. O ATCM da (sigla em inglês para Antarctic Treaty Consultative Meeting) é hospedado pelas Partes Consultivas de acordo com a ordem alfabética de seus nomes.



A reunião é composta por representantes das partes consultivas e não consultivas; observadores (Comitê Científico sobre Pesquisa Antártica, a Comissão para a Conservação de Recursos Vivos Marinhos Antárticos e o Conselho de Gestores de Programas Antárticos Nacionais). Além de convidados especialistas, como a Coalizão Antártica e do Oceano Austral e a Associação Internacional de Operadores Turísticos da Antártida.



Medidas, decisões e resoluções, que são adotadas no ATCM por consenso, implementam os princípios do Tratado da Antártica e do Protocolo de Madri e fornecem regulamentos e diretrizes para a gestão da área do Tratado da Antártida e o trabalho da ATCM.



Formado por representantes das Partes do Protocolo de Madri, o Comitê de Proteção Ambiental assessora e formula recomendações às Partes em relação à implementação do Protocolo, incluindo o funcionamento de seus Anexos, para consideração nas Reuniões Consultivas do Tratado da Antártida.



Informações sobre a ATCM



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

54% dos municípios têm plano de resíduos sólidos Leia Mais!
Anteprojeto sobre químicos em debate Leia Mais!
Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!