Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Coordenador da CODEAGRO recebe autora do livro “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos”

05/10
12:51 2018

Obra revela a interface das políticas de gerenciamento de resíduos e a necessidade da continuidade de projeto e programas

 

O coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, José Valverde, recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 09 de maio, a professora doutoranda e mestre em Administração (USCS), Eliana Vileide Guardabassio, autora do livro: “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos na Região do Grande ABC”.

De acordo com Valverde, a publicação vai ao encontro das políticas públicas da CODEAGRO, especialmente, no que tange sobre a geração e destinação de resíduos orgânicos e o desperdício de alimentos. Valverde ressaltou que existe a necessidade da implementação da Lei Nacional de Resíduos e também das legislações estaduais, e que o livro traz a realidade de um dos grandes centros populacionais, que é a Região do Grande ABC. “Reconheço a importância desta obra, principalmente, por ressaltar a importância da gestão integrada e consorciada. E mais orgulhoso, por fazer parte desta obra tão importante e que muito vai colaborar no desenvolvimento das políticas públicas de gestão de resíduos do Estado de São Paulo”.

A publicação, feita com base em pesquisa realizada em 2014, com gestores públicos e sociedade civil revela que a descontinuidade de programas e projetos sobre resíduos sólidos urbanos, tem sido o ponto principal para a não efetivação da Política Nacional Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei Federal nº 12.305/10. “Precisamos que a política seja de Estado, não somente de governos. Desta forma, evitaremos o fim de ações tão importantes”, frisa a escritora.

A PNRS é um marco legal capaz de promover o avanço necessário ao País, aos estados e municípios, no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais, e econômicos decorrentes do uso e manejo inadequado dos resíduos sólidos. Além de fomentar) a prevenção e a redução na geração de resíduos.

Dados alarmantes chamaram a atenção da docente. Em 2016, segundo a publicação, a geração de resíduos foi de 78,3 milhões de toneladas, levando em conta que com a queda registrada de 2,04%, cada brasileiro gerou mais de 1,040 kg/dia de resíduos.  “Não podemos considerar esses resultados positivos, pois a queda da geração de resíduos está diretamente ligada a crise econômica, desemprego no setor e a redução de recursos em limpeza pública urbana”, revela escritora já nas primeiras páginas do livro.

Autor do livro, “Política Nacional, Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, juntamente, com o ex-secretário de Agricultura e Abastecimento e deputado federal, Arnaldo Jardim e Consuelo Yoshida, Valverde apontou no prefácio da obra, que a PNRS inaugurou novos paradigmas de ordem jurídico-ambiental, de planejamento e gestão de resíduos para os municípios brasileiros. “O conteúdo desta obra é capaz de dar base aos gestores públicos, pois traz conhecimentos indispensáveis para os avanços que a política de resíduos urbanos preconiza”.

Lançamento

O lançamento da publicação está prevista para o dia 12 de junho, das 8 às 13h30, quando será realizado o “Diálogos sobre Agronegócios e gestão de Resíduos Orgânicos”, em uma parceria da CODEAGRO e Associação Brasileira de Empresa de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (ABRELPE), nas dependências da SAA.



Acesse Codeagro: www.codeagro.sp.gov.br





Por Vanuzia Teixeira

 


Fonte: Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!
Em pauta, normas para eletroeletrônicos Leia Mais!