Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Ministério fortalece fiscalização na Amazônia

04/18
12:22 2018

Comitê define estratégias de comando e controle no bioma. Ministro destaca mobilização nacional para combater desmatamento.



As ações de fiscalização e proteção na Amazônia serão reforçadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pelos órgãos vinculados de fiscalização. O Comitê Permanente de Coordenação sobre Desmatamento (CPCD) definiu nesta terça-feira as frentes de atuação para dar continuidade às operações de comando e controle no bioma. Em reunião com o Comitê, o ministro substituto do Meio Ambiente, Edson Duarte, declarou que priorizará a coordenação política para fortalecer a conservação na região amazônica.



Acesse fotos da reunião



Os próximos meses serão de operações e atividades intensas de combate ao crime ambiental na Amazônia. Com os chefes dos órgãos estratégicos de fiscalização e das secretarias do MMA, Edson Duarte explicou que as ações serão fundamentais para a proteção do bioma. "Esse será um período de envolvimento geral, dedicação e prioridade para essa agenda", declarou. "É uma prioridade acima de qualquer outra, uma grande mobilização nacional contra o desmatamento", acrescentou.



O Comitê destacou a intensificação das ações. "Já estamos em campo", afirmou a presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Suely Araújo. O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo, acrescentou que também haverá aumento nas ações de fiscalização remota. "Temos um quadro operacional com equipes profissionais para bater com muita força", afirmou.



INTEGRAÇÃO



Também foram debatidas estratégias com foco em alternativas para a conservação na Amazônia, como ações em conjunto com cadeias produtivas em setores como a pecuária. "A reunião do Comitê é importante porque traz todo mundo na mesma mesa, com a mesma sensibilidade para essa agenda", observou o diretor de Florestas e Combate ao Desmatamento do MMA, Jair Schmitt.



A composição do Comitê garante essa integração e articulação de medidas para combater o desmatamento. Criado há um ano, o CPCD é formado pelos titulares de todas as secretarias do MMA, do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e da Agência Nacional de Águas (ANA), como convidado.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país Leia Mais!
Interáguas fortalece gestão das águas Leia Mais!