Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Evento discute dessalinização e reúso de água

04/17
12:14 2018

Seminário internacional ocorrerá nos dias 24 e 25 em Fortaleza (CE) e terá como um dos destaques o Programa Água Doce, do MMA.



O Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), será um dos destaques do Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr), que ocorrerá entre os dias 24 e 25 deste mês, em Fortaleza (CE).



O ministério apoia o evento, através do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água, que tem a competência de coordenar a implementação de ações de acesso à água por meio da dessalinização.



O seminário, o segundo do ciclo 2018 da Aladyr, terá como tema "Dessalinização, Tratamento e Reúso de Água e Efluentes". Além de especialistas brasileiros e estrangeiros, participarão do seminário empresas de saneamento e abastecimento dos estados costeiros, instituições públicas e privadas envolvidas na execução do PAD e fornecedores e demais empresas da área de dessalinização no Brasil.



Durante o evento, que ocorre pela segunda vez no Brasil, os participantes vão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre tecnologias e melhores práticas no setor. A ideia é estabelecer relações entre países e empresas para o desenvolvimento de tecnologias com sustentabilidade operacional, social e ambiental.



Além do Programa Água Doce, serão apresentadas experiências com dessalinização de água do mar no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), na Região Metropolitana de Fortaleza e em Macau (RN). Haverá ainda palestras sobre o panorama da dessalinização no mundo, na América Latina e no Brasil. Clique aqui para ver a programa completa.



A ALADYR



A Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr) tem representações em todos os países da América Latina, inclusive o Brasil. Foi criada com a finalidade de promover, proteger e desenvolver tecnologias e projetos destinados à dessalinização e tratamento de água para reúso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.



A entidade representa seus associados perante organizações públicas e privadas do setor de tratamento de água, contribui com pesquisas acadêmicas, por meio da geração de novos conhecimentos, aplicações e tecnologias e, ainda, aposta no progresso de profissionais da área com a realização de encontros, seminários e eventos similares.



ÁGUA DOCE



O Programa Água Doce leva água de qualidade para centenas de comunidades do semiárido brasileiro. É considerado exemplo para o mundo por inovar na utilização do processo de osmose inversa na dessalinização de águas subterrâneas salobras para produzir água potável e pelo seu caráter socioambiental. Clique aqui para saber mais sobre o programa.



A osmose inversa apresenta vantagens em função de seus aspectos econômicos e técnicos, quando comparada as outras tecnologias de dessalinização (processos térmicos, de troca iônica e de eletrodiálise).



O princípio operacional deste processo é baseado no fenômeno osmótico e ocorre quando uma pressão superior à pressão osmótica da água salina ou salobra é aplicada para permear a agua, por meio de uma membrana semipermeável, produzindo água com teor de sais adequados para o consumo humano.



SERVIÇO:



Seminário da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (Aladyr)

Data: 24 e 25 de abril

Local: Fortaleza (CE) - Hotel Oásis Atlântico, Praia do Meirelles


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Semana do Papagaio alerta para conservação Leia Mais!
Ministério fortalece fiscalização na Amazônia Leia Mais!
Evento discute dessalinização e reúso de água Leia Mais!
Países fecham acordo sobre emissões da navegação Leia Mais!
Edital promove recuperação na Amazônia Leia Mais!
Brasil sedia workshop sobre desertificação Leia Mais!
Ações para preservar a fauna ameaçada Leia Mais!
Governo cria cinco unidades de conservação Leia Mais!
Brasil, Bolívia e Paraguai juntos pelo Pantanal Leia Mais!
Brasil cria duas áreas novas de proteção marinha Leia Mais!
Começa o 8º Fórum Mundial da Água Leia Mais!