Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Brasil sedia workshop sobre desertificação

04/11
12:07 2018

Promovido pela Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação, evento reúne, no Ceará, países da América Latina e Caribe.



O Ministério do Meio Ambiente promove, a partir desta segunda-feira (09/04), em Fortaleza (CE), o Workshop Capacitação Regional para a América Latina e o Caribe – Melhorando a Implementação da Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação (UNCCD). O evento reunirá, até 12 de abril, representantes de 33 países e de instituições internacionais e regionais. 



O objetivo é capacitar os países na elaboração dos relatórios sobre a implementação da Convenção, de acordo com a proposta do Marco Estratégico 2018-2030, que inclui  monitoramento, relatoria e avaliação como pontos importantes. 



De acordo com o documento, os países devem elaborar informes nacionais de implementação da convenção a cada quatro anos. Os resultados do processo serão discutidos na 17ª Sessão do Comitê para a Revisão da Implementação da Convenção (CRIC), em 2019. 



Outros objetivos da oficina são identificar áreas prioritárias de ação para estabelecer ou fortalecer as ações de combate à desertificação e os sistemas de monitoramento; aumentar o financiamento para a implementação da Convenção; e informar aos países partes sobre a contribuição da UNCCD para o relatório. 



“Na última Conferência das Partes (COP-13), na China, foram definidas alterações para o tipo de relatório a ser entregue. Em Fortaleza, os países vão passar por quatro dias de formação com representantes da UNCCD, vindos da Alemanha, sede da Convenção, e serão qualificados para preparar os informes nacionais”, explica o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável do ministério, Valdemar Rodrigues. Para ele, a escolha do Brasil para sediar o workshop indica que “o país retomou o  protagonismo na agenda, comprovando o êxito do papel desempenhado na COP”.



RELATORIA



O secretariado da UNCCD e o Mecanismo Global apoiam os países a relatar sobre a implementação da Estratégia UNCCD 2018-2030 e estabelecer relatórios sólidos e monitoramento por meio do Programa Global de Apoio (GSP), iniciativa financiada pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e implementado em cooperação com a ONU Meio Ambiente. Uma das principais atividades do GSP é a organização das oficinas regionais de capacitação. 



CONVENÇÃO 



A Convenção foi assinada em 1994 em Paris, França e ratificada pelo Brasil em 1997. Tem como objetivos lutar contra a desertificação e mitigar os efeitos da seca nos países afetados, em particular a África, mediante a adoção de medidas eficazes, apoiadas por cooperação e acordos internacionais e aplicar nas zonas afetadas estratégias integradas a longo prazo, centradas no aproveitamento sustentável dos recursos da terra e hídricos, para melhorar as condições de vida, especialmente em nível comunitário.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Monitoramento por satélite identifica desmatamento ilegal de 2,6 mil hectares em áreas cobertas por nuvens em MT Leia Mais!
Ibama combate plantio de transgênicos em Terras Indígenas no oeste de MT Leia Mais!
Hoje é o Dia Mundial dos Oceanos Leia Mais!
Ibama identifica 1.277 animais à venda em redes sociais e realiza operação em 15 estados Leia Mais!
Congresso debate lixo zero nas cidades Leia Mais!
Semana do Meio Ambiente para você refletir, colaborar e celebrar Leia Mais!
MMA implanta novos coletores de lixo Leia Mais!
Ibama realiza maior apreensão de madeira nativa da Amazônia em SP Leia Mais!
País impulsiona economia de baixo carbono Leia Mais!
Publicada lei da compensação ambiental Leia Mais!
Concessões florestais serão monitoradas por drones Leia Mais!