Tempo São Paulo, SP

JORNAL DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Últimas Notícias

Especialistas debatem mudança do clima

02/14
12:37 2018

Rede Global de Planos Nacionais de Adaptação discute, em Fiji, integração do tema aos sistemas de planejamento e orçamento nacionais.



O Ministério do Meio Ambiente (MMA) participou do encontro da Rede Global de Planos Nacionais de Adaptação (NAP Global Network), de 5 a 9 de fevereiro, em Fiji. O MMA é o ponto focal no Brasil para a Rede. O encontro tratou da integração da adaptação à mudança do clima aos sistemas de planejamento e orçamento nacionais. Participaram, também, os ministérios da Agricultura e do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.



O Brasil, em conjunto com Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Japão e outros países, fez parte da criação da Rede, em 2014, na Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 20) em Lima, no Peru. Em 2015, o Brasil sediou, no Rio de Janeiro, o primeiro encontro da Rede, que teve como principal objetivo desenvolver estratégias para obter apoio político de alto nível para a elaboração do Plano Nacional de Adaptação e promover a integração dos governos na adaptação à mudança do clima.



O encontro em Fiji teve como foco compartilhar experiências de comunicação da adaptação, ferramentas de monitoramento e avaliação, questões de gênero, e fazer uma revisão das lições aprendidas a partir dos três encontros anteriores, para apoiar os países em suas estratégias para o enfrentamento dos crescentes impactos da mudança do clima.



O processo NAP é uma oportunidade para os países planejarem o desenvolvimento sustentável em face da mudança do clima. O Plano Nacional de Adaptação de cada país é conduzido por necessidades específicas de adaptação.



ESTRATÉGIAS



Segundo Nelcilandia Pereira de Oliveira Kamber (na foto, de verde), que representou o MMA no encontro, para tornar efetiva a política pública de adaptação é preciso alavancar alguns processos chave. ”Garantir integração do tema com os sistemas nacionais de planejamento e orçamento, promover coordenação governamental horizontal e vertical, buscar fontes adicionais de financiamento e ter uma boa estratégia de comunicação intragoverno e com a sociedade em geral são eles”, disse ela.



De acordo com a diretora do NAP Global Network e secretária do Instituto Internacional para Desenvolvimento Sustentável, Anne Hammill, o processo de Planos Nacionais de Adaptação é uma oportunidade vital para que os países alcancem suas ambições para construir resiliência à mudança do clima.



No evento em Fiji, o MMA apresentou três experiências exitosas em processos de NAP e ajudou outros países por meio da metodologia knowledge clinic: o processo de construção coletiva do Plano Nacional de Adaptação; a metodologia e resultados do primeiro relatório de monitoramento e avaliação do PNA; e a estratégia brasileira de comunicação da adaptação por meio da plataforma de conhecimento AdaptaClima.



Além disso, o Brasil mencionou seu processo de construção coletiva da Estratégia País para acesso ao Fundo Verde Global (em inglês, Green Climate Fund) e compartilhou a experiência de construção do Plano Plurianual (PPA) cidadão que possibilita à sociedade identificar as ações de adaptação que estão presentes no instrumento nacional de planejamento de médio prazo.



Fiji presidiu a COP 23, que ocorreu em Bonn, na Alemanha, em novembro de 2017. Desde 1993, o país tem registrado um aumento médio do nível do mar de 6 milímetros por ano, acima da média global, estando entre os países mais vulneráveis à mudança do clima.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Brasil pode ter seu primeiro sítio misto reconhecido pela Unesco Leia Mais!
Governo diferenciará desmatamento legal do ilegal Leia Mais!
Perda de alimentos deixa países em alerta Leia Mais!
Mobilização global contra o lixo no mar Leia Mais!
Brasil e Portugal discutem gestão da costa Leia Mais!
Comissão aprova limites da Reserva da Biosfera do Cerrado Leia Mais!
Educação Ambiental oferece 20 mil vagas Leia Mais!
País defende avanços na agenda climática Leia Mais!
Integração para proteger as águas do país Leia Mais!
Em SC, países definem medidas para proteção de baleias Leia Mais!
Encontro discute revitalização de bacias Leia Mais!