Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Especialistas debatem gestão das águas

01/19
11:05 2018

Na próxima semana, Projeto Terramar realizará duas oficinas voltadas para as regiões dos Abrolhos (BA) e da Costa dos Corais (PE/AL).



O Projeto TerraMar promoverá, na próxima semana, oficinas temáticas para conhecer os problemas e processos da gestão das águas nas regiões dos Abrolhos e da Costa dos Corais. A degradação das bacias hidrográficas nas regiões de abrangência do projeto é um dos pontos críticos para a gestão ambiental territorial integrada, que considera a relação continente e mar.



O evento, Diálogos Sobre as Águas, reunirá representantes das áreas técnicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Agência Nacional de Águas (ANA), Comitês de Bacias Hidrográficas, instituições parceiras e representantes dos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo. Veja abaixo como participar.



Nos primeiros dias de cada oficina, especialistas irão apresentar as experiências locais buscando apontar os principais desafios para a gestão ambiental territorial em relação à questão das águas. Durante a programação, também estão previstas palestras com representantes dos governos dos estados, mesas de diálogos e grupos de trabalho. A mesa de abertura contará com a presença do secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Tannús Júnior, do diretor do Departamento de Recursos Hídricos do MMA, Sérgio Gonçalves e do diretor-substituto do Departamento de Gestão Ambiental Territorial e coordenador geral de Gerenciamento Costeiro, Régis Pinto de Lima.



Para Larissa Godoy, analista ambiental e coordenadora do Projeto TerraMar (MMA), o evento é um momento para a troca experiências entre os participantes dos estados e o governo federal. "Em tempos de crise hídrica, as oficinas Diálogos sobre as Águas são uma oportunidade para conhecer mais sobre os processos e desafios atuais referentes à gestão das águas nas regiões de atuação do TerraMar. Do mesmo modo, são uma possibilidade de aproximar pessoas dedicadas às políticas de conservação da biodiversidade e de recursos hídricos para refletirem coletivamente sobre a gestão ambiental integrada dos territórios, a partir da água", ressalta a analista ambiental.



PROJETO TERRAMAR



O Projeto TerraMar é coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA em parceria com a agência alemã Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O projeto busca garantir que o planejamento ambiental territorial e a gestão integrada da zona marinha e costeira contribuam para a proteção e o uso sustentável de sua biodiversidade.

 



SERVIÇO:



Diálogos sobre as Águas da Costa dos Corais

22 e 23 de janeiro

Horário: 9h às 17h30

Acesse a programação



Diálogos sobre as Águas dos Abrolhos

25 e 26 de janeiro

Horário: 9h às 17h30

Acesse a programação



Local: Auditório do Ministério do Meio Ambiente (SEPN 505, Bloco B, Ed. Marie Prendi Cruz), Brasília-DF.



Para se inscrever, enviar email para redeterramar@gmail.com ou projeto.terramar@mma.gov.br



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Ministro anuncia investimentos para Parque do Pau Brasil Leia Mais!
Especialistas debatem gerenciamento costeiro Leia Mais!
Brasil e Argentina firmam cooperação para segurança química Leia Mais!
Encontro discute regiões hidrográficas do Sul Leia Mais!
Aprovada resolução para manejo de fauna silvestre e exótica Leia Mais!
Ação brasileira contribui para combate à mudança do clima Leia Mais!
Mais recursos para revitalizar a região do Velho Chico Leia Mais!
Operação resgata 118,5 mil peixes de lagoas ameaçadas Leia Mais!
R$ 228 milhões para expandir energias renováveis Leia Mais!
Desafios para a gestão dos recursos hídricos no país Leia Mais!
Interáguas fortalece gestão das águas Leia Mais!