Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Aberta consulta sobre Fundo Verde do Clima

11/22
16:13 2017

Documento recebe contribuições até 9 de dezembro. Estratégia é discutida em oficinas temáticas até o início de dezembro.



O documento-base da Estratégia do Brasil para o Fundo Verde do Clima (GCF, da sigla em inglês) está em processo de consulta pública eletrônica até o dia 8 de dezembro, por meio de formulário disponibilizado aqui. Os interessados poderão realizar comentários sobre o documento-base e apresentar sugestões quanto às prioridades identificadas, fornecendo insumos para o aprimoramento da estratégia brasileira. A consulta pública constitui uma base de diálogo entre o governo e a sociedade.



O Fundo Verde para o Clima é uma iniciativa da Convenção das Nações Unidas para Mudança do Clima. Tem como objetivo financiar projetos e programas para redução de emissões de gases de efeito estufa (mitigação) e para o aumento da resiliência aos efeitos da mudança do clima (adaptação), alocando montantes iguais de financiamento para as duas áreas.



OFICINAS



Nessa segunda-feira (20/11), começou a série de oficinas sobre o documento-base da Estratégia do Brasil para o GCF. Em Recife (PE), mais de 30 instituições se reuniram para discutir o eixo III da estratégia: cidades e comunidades resilientes. Os demais eixos são agricultura e florestas; e infraestrutura sustentável. Estavam presentes representantes de governo das diferentes esferas da federação, instituições internacionais, setor privado e organizações da sociedade civil.



A representante do Ministério do Meio Ambiente (MMA) Nelcilandia Pereira de Oliveira Kamber reforçou a importância da participação dos diversos setores da sociedade na construção da Estratégia do Brasil para o GCF. “O MMA tem envidado esforços para promover uma ação coordenada de governo na agenda de clima, fomentando e apoiando processos de construção coletiva,  a exemplo do que ocorreu durante a elaboração do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima, lançado em 2016”, afirmou. 



 A próxima oficina será no Rio de Janeiro, no dia 22 de novembro, sobre infraestrutura sustentável. Em seguida, 24 de novembro, será a vez de Manaus, sobre agricultura e florestas. Brasília terá oficina sobre agricultura e florestas e um diálogo com povos indígenas nos dias 28 e 29 de novembro. Em 6 de dezembro, acontece, na capital, o seminário de consolidação da consulta pública. 



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Acordo fortalece gestão hídrica no país Leia Mais!
Convenção sobre mercúrio é promulgada Leia Mais!
Acordo reforça proteção na Amazônia Leia Mais!
Emissões do Brasil não justificam otimismo com meta de 2020 Leia Mais!
MMA oferece nove cursos a distância Leia Mais!
Mudança climática trará mais mortes por ondas calor; Brasil preocupa Leia Mais!
Publicadas normas de ordenamento pesqueiro Leia Mais!
Brasil reforça medidas para áreas marinhas Leia Mais!
Aquecimento duplicou chance de onda de calor europeia Leia Mais!
Brasil sedia encontro sobre aves migratórias Leia Mais!
Áreas prioritárias da AM serão atualizadas Leia Mais!