Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Nota de repúdio ao atentado terrorista em Humaitá

10/30
10:22 2017

Coordenação do Observatório do Clima pede punição a criminosos que incendiaram prédios do Ibama e do ICMBio no sul do Amazonas nesta sexta-feira



Na última sexta-feira (27), criminosos incendiaram as sedes do Ibama e do Instituto Chico Mendes em Humaitá, no Amazonas. A coordenação do Observatório do Clima repudia o ato terrorista, cometido contra agentes do Estado que estavam cumprindo sua missão constitucional de proteger o meio ambiente, e pede punição aos culpados com todo o rigor da lei.



O ataque ocorre em um momento dramático para a Amazônia e o país. Por um lado, os órgãos ambientais retomam seu poder de fiscalização, o que foi crucial para a redução da taxa de desmatamento em 2017. Por outro lado, o próprio poder público estimula ações como a de sexta-feira, à medida que o orçamento da área ambiental é ameaçado de novos cortes e que cresce no governo federal a influência de políticos locais aliados a setores que sempre fizeram do crime um modo de vida.



Como mostram os novos dados do SEEG, o desmatamento cresceu em 2016 e fez com que as emissões de gases de efeito estufa do Brasil aumentassem mesmo em ano de recessão. Tentativas de intimidação como a vista em Humaitá, se não forem rapidamente estancadas, podem se refletir em mais desmatamento e mais emissões.



Do resultado da queda de braço entre a ordem pública e seus inimigos dependerá não apenas o futuro da região amazônica, mas também o da proteção às minorias, aos trabalhadores e ao patrimônio natural do país. A sociedade brasileira não pode deixar que as forças do atraso prevaleçam.


Fonte: Observatório do clima

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Dia Mundial da Reciclagem Leia Mais!
Parceria reforça combate ao desmatamento Leia Mais!
Ibama desarticula grilagem na Terra Indígena Urubu Branco (MT) Leia Mais!
Países discutem proteção na Antártica Leia Mais!
Países atuam em defesa das aves migratórias Leia Mais!
Campanha quer Cerrado e Caatinga como patrimônios nacionais Leia Mais!
Coordenador da CODEAGRO recebe autora do livro “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos” Leia Mais!
OMS mostra que 90% da população mundial respira ar poluído Leia Mais!
Workshop gratuito sobre edifícios sustentáveis Leia Mais!
Todos contra o desmatamento ilegal Leia Mais!
Renováveis avançam, mas otimismo com descarbonização cai Leia Mais!