Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Brasil garante proteção às baleias

10/27
12:02 2017

Plano de Ação para a Conservação e Manejo das Baleias e seus Habitats no Atlântico Sul foi aprovado por unanimidade em plenária da COP 12.



A plenária da 12ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS/COP 12) aprovou por unanimidade o Plano de Ação para a Conservação e Manejo das Baleias e seus Habitats no Atlântico Sul, apresentado pelo Brasil nessa quarta-feira (25/10). A proclamação oficial ocorre no sábado (28/10), último dia do evento, em Manila, Filipinas.



“Essa é a mais importante conquista para a proteção das várias espécies de baleias existentes em nosso oceano. Por anos buscamos a proteção desses magníficos cetáceos migratórios. Finalmente, alcançamos esse importante patamar de reconhecimento e comprometimento internacional junto às Nações Unidas”, afirmou o secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro de Oliveira Costa.



O Plano de Ação tem como objetivo reafirmar os interesses de conservação das baleias no Atlântico Sul, tendo em vista a crescente contribuição regional para a pesquisa e o interesse de países em desenvolvimento no fortalecimento do uso não letal e não extrativo das baleias.



A sua implementação no âmbito da CMS vai proporcionar uma plataforma global para a conservação e uso sustentável das baleias e seus habitats. A CMS reunirá as nações da área de distribuição e fornecerá a base para medidas de conservação internacionalmente coordenadas.



A Convenção sobre a Conservação das Espécies Migratórias de Animais Silvestres (CMS) é a única organização intergovernamental global ligada às Nações Unidas estabelecida exclusivamente para a conservação e o manejo das espécies migratórias terrestres, aquáticas e aéreas em toda sua área de distribuição. É o fórum no qual os países se unem para acordar prioridades comuns e medidas de conservação.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Dia Mundial da Reciclagem Leia Mais!
Parceria reforça combate ao desmatamento Leia Mais!
Ibama desarticula grilagem na Terra Indígena Urubu Branco (MT) Leia Mais!
Países discutem proteção na Antártica Leia Mais!
Países atuam em defesa das aves migratórias Leia Mais!
Campanha quer Cerrado e Caatinga como patrimônios nacionais Leia Mais!
Coordenador da CODEAGRO recebe autora do livro “Gestão Pública de Resíduos Sólidos Urbanos” Leia Mais!
OMS mostra que 90% da população mundial respira ar poluído Leia Mais!
Workshop gratuito sobre edifícios sustentáveis Leia Mais!
Todos contra o desmatamento ilegal Leia Mais!
Renováveis avançam, mas otimismo com descarbonização cai Leia Mais!