Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Governo cede à pressão e revoga extinção da Renca

09/27
12:20 2017

O decreto foi publicado nesta terça-feira, 26, no Diário Oficial da União



O presidente Michel Temer não resistiu ao clamor da sociedade e revogou a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA) após ver o tema ganhar  repercussão nacional e ser criticado por ambientalistas, artistas e parlamentares. Organizações não-governamentais acusaram o governo de ceder aos interesses das mineradoras, interessadas nas reservas de ouro, nióbio e outros metais e prejudicar o meio ambiente. A modelo Gisele Bündchen trocou indiretas com o presidente nas redes sociais e deu ainda mais visibilidade ao tema.



A partir de agora, volta a valer o decreto de 1984, que criou a reserva e proibiu a exploração privada de minérios na área. O governo volta a ter o monopólio sobre qualquer atividade mineral na Renca, uma área com 46.501 quilômetros quadrados (o tamanho do Espírito Santo). Em nota, o Ministério de Minas e Energia (MMA) garantiu que o debate voltará à pauta nos próximos meses.



Sem qualquer debate social, o governo decretou a extinção da reserva mineral em 23 de agosto. Chegou a suspender e voltar atrás mais de uma vez, mesmo contrariando pedido de manutenção feito pelo Ministério do Meio Ambiente. De acordo com o MMA, a extinção traz o risco de aumento do desmatamento e da “abertura de uma nova frente de conversão” da floresta amazônica na região, entre os Estados do Pará e do Amapá. A vitória ainda é parcial, mas é resultado do esforço de mobilização da sociedade.


Fonte: Observatório do clima

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

RenovaBio é aprovado no Senado Leia Mais!
ANA premia boas práticas na gestão da água Leia Mais!
Mundo reforça combate ao lixo marinho Leia Mais!
Cerrado será monitorado por satélite Leia Mais!
Com base dividida, Câmara aprova MP do Trilhã... Leia Mais!
Carbono em excesso aumenta a sede das plantas... Leia Mais!
Acordo setorial de embalagens supera meta Leia Mais!
Meta de 1,5ºC estimula complacência, dizem pe... Leia Mais!
Emenda para proteger o clima entra em vigor Leia Mais!
Aberta consulta sobre Fundo Verde do Clima Leia Mais!
COP23 entrega o que prometeu, mas não o que p... Leia Mais!