Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

União e estados contra o desmatamento

08/28
14:28 2017

Em Brasília, comissões executivas dos planos de controle na Amazônia e no Cerrado definem medidas para a conservação dos biomas.



O governo federal e os estados atuarão em conjunto para combater o desmatamento no país. Representantes de órgãos federais e estaduais reuniram-se nesta quinta-feira (24/08), em Brasília, para definir ações de conservação e proteção da Floresta Amazônica e do Cerrado. O encontro faz parte das reuniões das comissões executivas dos planos de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e no Cerrado (PPCerrado).



A reunião debateu, entre outros pontos, o estabelecimento de critérios para impulsionar, junto ao Fundo Amazônia, projetos capazes de fortalecer ações de comando e controle nos estados. O objetivo é definir regras de submissão de projetos especificamente para fiscalização. No encontro, também foram debatidas questões ligadas à participação dos órgãos estaduais de meio ambiente nas ações de proteção dos biomas.



As comissões executivas do PPCDAm e do PPCerrado reúnem-se periodicamente para estabelecer e acompanhar as medidas de conservação. O diretor de Florestas e Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Jair Schmitt, destacou que o intuito é garantir a participação de todos os envolvidos com o tema. “O governo está promovendo a integração com os estados para conter o desmatamento”, destacou Schmitt.



OS PLANOS



O PPCDAm foi criado em 2004 e o PPCerrado foi instituído em 2010. Ambos têm como objetivo principal reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa. Os planos também preveem a promoção de um modelo de desenvolvimento econômico sustentável que leve em conta a conservação da biodiversidade.



Aprovadas no fim de 2016, as novas fases dos planos preveem o fortalecimento do diálogo com outros setores além do governo federal e a atuação coordenada do novo eixo de instrumentos econômicos com os eixos de monitoramento, ordenamento territorial e fomento às atividades sustentáveis.



 


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

RenovaBio é aprovado no Senado Leia Mais!
ANA premia boas práticas na gestão da água Leia Mais!
Mundo reforça combate ao lixo marinho Leia Mais!
Cerrado será monitorado por satélite Leia Mais!
Com base dividida, Câmara aprova MP do Trilhã... Leia Mais!
Carbono em excesso aumenta a sede das plantas... Leia Mais!
Acordo setorial de embalagens supera meta Leia Mais!
Meta de 1,5ºC estimula complacência, dizem pe... Leia Mais!
Emenda para proteger o clima entra em vigor Leia Mais!
Aberta consulta sobre Fundo Verde do Clima Leia Mais!
COP23 entrega o que prometeu, mas não o que p... Leia Mais!