Tempo São Paulo, SP

Últimas Notícias

Lei do Mar aprovada em Comissão da Câmara

08/10
12:15 2017

Projeto do ministro Sarney Filho, voltado para a conservação do bioma marinho brasileiro, avança no Congresso Nacional.



A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9/8), parecer favorável ao PL 6969/2013, de autoria do ministro Sarney Filho, que institui a Política Nacional para a Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro. A proposta é conhecida como Lei do Mar.



Segundo Leandra Gonçalves, coordenadora do Programa Costa Atlântica, da Fundação SOS Mata Atlântica, “a Lei foi elaborada e acordada de forma participativa, contando com a colaboração do governo, do setor produtivo, de organizações da sociedade civil e de universidades”.



De acordo com o ministro, parte da legislação atual que trata do tema foi adaptada daquela existente para áreas terrestres. Sarney Filho explicou que o projeto de lei foi apresentado “com objetivo de integração, ampliação e adequação das normas vigentes, para uma melhor gestão costeira e marinha”.



A Lei do Mar tem como principais premissas a proteção da biodiversidade marinha e dos serviços ecossistêmicos prestados pelo bioma, com ênfase para a regulação do clima. Visa garantir a continuidade da absorção de 25% das emissões antrópicas de gás carbônico, realizada pelos oceanos.



A proposta é voltada, ainda, para a segurança alimentar, uma vez que 15% da proteína consumida no mundo vêm da pesca, para que a exploração de gás e petróleo se dê em bases sustentáveis e com todas as cautelas ambientais, e para o combate da sobrepesca e da poluição marinha.



O relator do Projeto na Comissão, Deputado Alessandro Molon, coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, acolheu em seu substitutivo sugestões recebidas em audiências públicas e em consulta pública. Durante o primeiro evento de discussão promovido pela CMADS, em novembro de 2015, o autor destacou a importância do debate público para o aprimoramento da proposta.



Ambientalistas comemoraram a aprovação do PL. “Finalmente conseguimos a aprovação de uma pauta positiva e necessária para a proteção do bioma marinho”, avaliou Michel de Souza Santos, coordenador de Políticas Públicas do WWF-Brasil.



A Lei do Mar será, em seguida, avaliada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJC) e enviada para votação ao Plenário da Câmara.


Fonte: Portal MMA

 

 

Comentários (0)

Escreva um comentário





Comentários


Mais Notícias

Taxa de desmatamento cai, mas Temer segue ven... Leia Mais!
País reforçará ação climática com a sociedade Leia Mais!
País fortalece economia de baixas emissões Leia Mais!
Ibama protege quelônios no Amazonas Leia Mais!
Corredor ecológico não salva espécies do aque... Leia Mais!
Proteção da Amazônia “pra gringo ver” Leia Mais!
Ibama renova adesão ao programa A3P Leia Mais!
Fundo do clima dará US$ 500 mi para combater ... Leia Mais!
Projeto Reviva o Óleo realiza premiação em Po... Leia Mais!
Mudas e sementes têm nova legislação Leia Mais!
SEFAC Inicia projetos de pesquisa e desenvolv... Leia Mais!